sexta-feira, 16 de abril de 2010

Anunciando Ousadamente a Palavra de Deus

Subsídio da Lição 3: Anunciando Ousadamente a Palavra de Deus - Por Pastor Altair Germano

JEREMIAS É CHAMADO A PREGAR NA PORTA DO TEMPLO

 A porta do templo era um local estratégico para a pregação, uma vez que todos precisavam por lá passar para terem acesso às cerimônias religiosas. Deus tem sempre um lugar estratégico para que os seus pregadores, ensinadores e profetas ministrem a sua Palavra. Para Jeremias foi a porta do Templo (Jr 7.2), para Elias o monte Carmelo (1 Rs 18.17-40), para João Batista o deserto (Mt 3.1-12), para Paulo, as sinagogas judaicas (Atos 13.5; 17.1, 10, 17ss). Qual é o lugar estratégico onde Deus te colocou para proclamar a sua Palavra à uma geração "evangélica" que se afasta de sua vontade?

Como já vimos na lição anterior, a corrupção moral e espiritual da nação era generalizada (Jr 1.18-19). A mensagem que o povo precisava ouvir era a mesma para os reis, príncipes e sacerdotes.

Somente reis, príncipes e sacerdotes vivendo em santidade e em obediência à palavra do Senhor poderiam conduzir a nação nestes objetivos e ideais. Apenas pastores e líderes santos poderão proclamar a palavra de Deus com unção, ousadia e autoridade.

JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

O Templo tinha tornado-se uma espécie de talismã nos dias de Jeremias. A lógica era a seguinte: o templo representava o cuidado de Deus pelo seu povo (1 Rs 9.1-3). Dessa forma eles se sentiam indestrutíveis, pois acreditavam que a simples presença do Templo era garantia plena de segurança. Um indivíduo ou um povo em condição de apostasia geralmente negligencia alguns aspectos da Palavra de Deus. No mesmo texto de 1 Reis havia sérias advertências por eles negligenciadas (v. 4-9).

Nos dias atuais temos algumas idéias distorcidas acerca da proteção e aprovação de Deus para com as nossas atitudes, crenças e postura. Por exemplo:

- Se a obra está crescendo é sinal que Deus está aprovando o trabalho. Já vi obras crescerem nas mãos de líderes corruptos, opressores e adúlteros. Pode ter certeza que tal crescimento não aprovava, nem aprova a condutas de tais líderes. A obra cresce porque a Palavra é de Deus, a obra é de Deus e o povo é de Deus. A lógica de Gamaliel nem sempre funciona (At 5.33-39), ou seja, a destruição ou falência daquilo que aparentemente é de Deus não acontece do dia para noite. Tais obras poderão perdurar até a volta de Jesus. Um exemplo disso são as falsas religiões que dizem ser de Deus.

- Se o pregador fala muita língua, ou se a irmã ou irmão profetizam muito, é sinal que eles são espirituais e santos. Nem sempre. Há também muita gente "desmantelada" profetizando e pregando por este Brasil afora. Na igreja aparentam ser uma benção, mas em casa e na vida privada são um verdadeiro terror e vergonha.

Deus não tem compromisso, assim como na teologia do Templo, com o aparente. Deus vê o coração e as intenções (1 Sm 16.7; Hb 4.12).

Na teologia do Templo nos dias atuais, temos também a falsa idéia de que a imponência, o luxo e o tamanho dos templos manifestam a aprovação de Deus sobre este ou aquele ministério. É peciso saber diferenciar as coisas.

A LIÇÃO DE SILÓ

Precisamos aprender as lições do passado. A desobediência sempre promoverá as devidas consequências. O comentarista da lição enfatiza neste ponto o problema das teologias modernas, onde dentre as quais, no meu entendimento, a que mais tem achado guarida no meio assembleiano é a Teologia da Prosperidade, uma distorção da verdadeira prosperidade bíblica, pregada e defendida abertamente por pastores e líderes, inclusive de grande influência e ocupantes de cargos do alto escalão assembleiano.

Os "arranjos" homiléticos e litúrgico citados neste ponto dizem respeito àquilo que se tornou atualmente "caricatura" de pregação, sofismas e show de auditório. Nos cultos, se apela para tudo, com a falsa idéia mercadológica da satisfação ao cliente.


O perigo de nossos triunfos é também tratado, como um alerta para aqueles que crescem tanto, conquistam tantas coisas, ao ponto de tornarem-se auto-confiantes, arrogantes e presunçosos, se achando acima da média e da crítica.

Que o Senhor nos ajude!

Que o Senhor use poderosamente os professores/profetas para esta geração!

FONTE: http://altairgermano.blogspot.com/


Material didático de minha aula:

domingo, 4 de abril de 2010

Jeremias, o Profeta da Esperança

Queridos, graça e paz!

Iniciamos mais um trimestre de nossa Escola Bíblica Dominical com a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Muito me alegrei com o tema do trimestre e para mim veio no momento certo!!!

Ai está o material didático da nossa aula:

sábado, 3 de abril de 2010

O Ofício do Verdadeiro Profeta - Ezequiel 33



“E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como o meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as pões por obra”. (Ezequiel 33. 31,32).

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Não Desperdice sua Tristezas

Amados,

Este post é de autoria da minha amiga Laudiceia Mendes, do blog Luz para o Caminho, e como muitos que tem por lá, é simplesmente maravilhoso.

Confiram!!!

Há coisas que nos fazem sofrer mais do que outras, por incrível que possa parecer. Coisas que nos fogem ao controle, por mais centrados que sejamos, nos dão medo... Mas, como bem colocou minha amiga, a dor traz frutos, ou pelo menos é para trazê-los, afinal é para dar frutos que Deus nos permite chorar!!!

A dor não é estéril.
As bençãos que herdamos do passado custaram sofrimento e sacríficio.
Nossa redenção vem do Getsêmani e do Calvário.Obtemos o céu mediante as lágrimas e o sangue de Cristo.
A experiência da tristeza pode gerar riquezas.
A natureza ilustra bem esta realidade:
A pérola é uma ferida cicatrizada.Os diamantes são a forma cristalizada do carbono, criados sob extremo calor e pressão.

"Lamentar pode ser um verbo estranho em nosso mundo, mas não nas Escrituras.

Setenta por cento dos salmos são poemas de dor.
Ora, o Antigo Testamento inclui um livro de lamentações.
O filho de Davi escreveu: "A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração" (Eclesiastes 7:3).
Exploramos as questões mais profundas da vida na caverna da dor. Por que estou aqui? Para onde vou? Um giro pelo cemitério levanta questões difíceis, porém vitais."
Uma coisa é certa: Davi se negou a ignorar sua dor.
Davi entregou-se à total força de seu pesar :"Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito" (Salmo 6:6).
E, depois, mais tarde: "Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; minha aflição esgota as minhas forças, e os meus ossos se enfraquecem" (Salmo 31:10)."

"Dê tempo para si mesmo. Enfrente sua dor com lágrimas, tempo, e — mais uma vez — enfrente sua dor com a verdade. Paulo incentivou os tessalonicenses a sofrer, mas não quis que os cristãos fossem "ignorantes quanto aos que dormem, para que não se [entristecessem] como os ou¬tros que não têm esperança" (1 Tessalonicenses 4:13)."

Um dos versos mais clássicos da nossa Harpa Cristã diz:
"Os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação,e do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão"(hino de nº 122).

Portanto "NÃO DESPERDICE TUAS TRISTEZAS"...encontre nelas inspiração para as mais profundas composições de tua vida.

Imagine se Davi tivesse desperdiçado suas tristezas...imagine se Paulo tivesse desperdiçado suas tristezas...imagine se os profetas tivessem se deixado anular pelas tristezas...
Todos os grandes protagonistas bíblicos foram produtivos na tristeza...seus gemidos ainda ecoam...mas seus feitos prevalecem.
Quantas mensagens deixaram de serem ouvidas, quantos hinos deixaram de serem cantados, quantos livros deixaram de serem escritos,quantos testemunhos se silenciaram...porque as pessoas se deixaram reduzir pelas argruras de suas vidas...

Deve você saber que tua dor pode ser teu ministério...

Não são poucos que tem glorificado a Deus e edificado milhões com os frutos da sua dor.
O ministério da consolação é o ministério dos aflitos.

" QUANDO ESTIVE ENFERMO, CERTA VEZ PROSTRADO,
APRENDI, DO MODO COMO FUI TRATADO,
COMO PENSAR CHAGAS,
COMO TER CUIDADO
COM O MEMBRO DORIDO,
COM O MEMBRO PISADO.
NA DOR QUE SOFRI...SOFRENDO APRENDI.

QUANDO PELA ANGUSTIA, CERTA VEZ, RASGADO,
APRENDI DO MODO EM QUE FUI CONSOLADO,
A LEVAR CONSOLO,
MINISTRAR CUIDADO,
AO QUE TEM SOFRIDO,
AO QUE ESTÁ CANSADO.
NA DOR QUE SOFRI...DE DEUS APRENDI."(A.D).

Laudiceia Mendes
Bibliografia:
Mananciais noDeserto-Lettie Cowman
Derrubando Golias-Max Lucado

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Princípios Teológicos, Éticos, Morais e Espirituais da Reforma Protestante (2)

Graça e paz, queridos leitores!

Esta é uma pequena parte do texto que o pastor Altair Germano publicou em seu blog.
É bem interessante, passem lá e confiram, não somente a primeira e a segunda parte sobre este assunto, mas vários outros também...


SOLA SCRIPTURA: A Erosão da Autoridade

Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes têm mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus. Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música. À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.


SOLI DEO GLORIA: A Erosão do Culto Centrado em Deus

Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos focalizar em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias necessidades. Deus é soberano no culto, não nós. Nossa preocupação precisa estar no reino de Deus, não em nossos próprios impérios, popularidade ou êxito.


Tese 5: Soli Deo Gloria

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.