sábado, 29 de março de 2014

A provisão de Deus

Paz e graça a todos!

Após um período sem publicar neste espaço venho me justificar e contar-lhes as novidades. Mas antes, quero deixar registrado meu pedido de desculpas a alguns internautas por não ter mediado seus comentários, que tão gentilmente me enviaram querendo saber o motivo pelo qual o blog estava parado. Agradeço-lhes o carinho e atenção. A razão de não ter publicado seus comentários se deu pelo fato deles trazerem também perguntas sobre conteúdos que não são tratados neste blog. Agradeço em especial aos amigos que me incentivam na caminhada e pelo apoio oferecido.

Bom, quero esclarecer que a proposta deste blog é compartilhar minhas aulas de Escola Dominical ministradas na Assembleia de Deus onde congrego; mais especificamente sobre as aulas propostas na revista de EBD para adultos da CPAD, até o presente momento.

Tudo teve início quando eu cursava o último período do curso de Computação na Universidade Estadual da Paraíba em 2009, na ocasião, em uma das disciplinas, a professora nos apresentou o gênero textual Blog. Foi paixão à primeira vista! Ela pediu que tudo quanto fizéssemos nas nossas monografias fosse postado em um blog criado por nós para esta finalidade. Criei meu primeiro blog e me impressionei com o potencial desta ferramenta. Logo senti a necessidade de criar outro blog que fosse dar continuidade após minha formatura. E em muitos dos meus anseios, decidi criar um blog para tratar de algo que já fazia desde 2002 e que tinha periodicidade: minhas aulas de EBD. Fazia as apresentações no Power Point para dar aula toda semana e pensei que poderia postá-las na Internet para que, por ventura, quando uma aluna faltasse pudesse ter o conteúdo para acompanhar em casa. Além, é claro, de disponibilizar o conteúdo de boa qualidade que são tratados nas revistas da CPAD para o público em geral como material evangelístico. Pronto, me animei toda!

Porém, duas variáveis não foram levadas em consideração por mim naquele momento: infraestrutura da igreja para uso de recursos audiovisuais e tempo. As aulas de EBD para adultos da nossa congregação, infelizmente, estão sendo ministradas no templo em três salas improvisadas separadas unicamente pela distância de três a quatro metros uma das outras. A luminosidade do local, bem como a localização das salas impede o uso de recurso visual. Graças a Deus que as salas de crianças e adolescentes são bem estruturadas. Então, Pela impossibilidade de usar recursos tecnológicos para ministrar minhas aulas, deixava de planeja-las diretamente em slides e as fazia de maneira tradicional mesmo. Como meu tempo estava bastante restrito, com uma carga horária muito elevada de aulas e projetos como concluinte de Engenharia Civil, eu achei por bem parar por um tempo com o blog, sob pena de não oferecer um material, no mínimo, didático e elucidativo.

Embora a igreja não nos ofereça condições para fazer uso das novas tecnologias nas aulas de EBD e meu tempo tivesse ficado muito escasso, no entanto, nunca deixei de frequentar a Escola Dominial e nem de ministrar minhas aulas, ainda que de modo tradicional, mas sempre com a presença do Professor Espírito Santo que dispensa qualquer recurso limitado. E graças a Deus por isso! Precisei faltar muitas vezes, é verdade, porém o apoio e compreensão dos homens e mulheres dispostos a servirem a Deus com piedade e dedicação naquele lugar foram cruciais para minha permanência na execução da tarefa que o Senhor me incumbiu e que tanto amo. Eis aqui: Pastor Luciano, Pastor Francisco, Diácono Roberto (superintendente) e irmã Patrícia, Diácono Romildo (superintendente), Pastor Flávio e irmã Branca, irmã Alcicleide, Pastor Orlando e irmã Laura.

Pastor Luciano foi o grande incentivador da minha ida ao último Congresso de EBD no Rio de Janeiro. Jamais esquecerei o seu apoio e cuidado dedicados a mim naquela ocasião. Pastor Francisco me deu muitas aulas práticas de humildade, pois embora sendo presbítero da igreja e dividido a turma comigo em 2012, sempre dizia que a professora era eu e que estava ali para aprender comigo e me substituir quando eu precisasse faltar; nunca esquecerei o seu cuidado, atenção e humildade. O superintendente, carinhosamente chamado de irmão Beto por todos, é uma benção na igreja.  É muito atuante e desempenha com maestria seu papel de diácono. É querido por todos e ao lado de sua esposa Patrícia, professora de crianças, me ajuda em tudo que eu possa precisar para desempenhar bem meu papel de professora, e não só a mim, mas a qualquer um que precisar. O diácono Romildo, superintendente também, de igual modo, tem sido bênção na EBD apoiando a cada obreiro com zelo e temor. O Pastor Flávio juntamente com sua esposa, irmã Branca, foram também grandes incentivadores do meu trabalho. A irmã Alcicleide dividiu a sala comigo durante o ano de 2013 como professora iniciante, mas me surpreendeu muito no desenvolver da função, provando mais uma vez que na obra de Deus nós nos disponibilizamos a fazer e Ele é quem capacita.  Quando eu precisei faltar ela estava sempre a postos para assumir a sala com muito zelo e cuidado. O Pastor Orlando, por sua vez, foi um pastor que me ensinou muito, especialmente pelo discernimento espiritual que mostrou ter sobre o conteúdo por ele ensinado, tornando-se para mim uma referência de conhecimento teológico e dedicação à obra de Deus. Sua esposa, irmã Laura, foi de fato uma mãe para mim em cuidado e afeto, uma exemplar esposa de pastor, piedosa e generosa.

Ah, não posso esquecer-me das minhas alunas, servas de Deus, algumas anciãs, inclusive, que deixam suas casas no domingo pela manhã e com grande esforço se propõem, juntamente comigo, a aprender um pouco mais sobre Deus e Sua obra salvadora. A elas meu sincero agradecimento!

Portanto, queridos irmãos e leitores amigos, Deus me deu a bênção de concluir em 2009 o curso de Licenciatura em Computação pela UEPB e em 2013 o curso de Bacharelado em Engenharia Civil pela UFCG, bem como o ingresso no mestrado na área de Recursos Hídricos do curso de Engenharia Civil da mesma instituição. Estou muito feliz e realizada em poder constatar, com convicção, de que Deus providencia o necessário para se viver uma vida piedosa e justa a todo aquele que o coloca como Senhor de sua vida.

Não tenho palavras para expressar a Deus minha gratidão pela a graça salvadora que vem se consolidando dia após dia nos mínimos detalhes da minha vida. A Ele toda honra, glória e louvor para todo sempre, amém!

O homem só se realiza no Criador (Pr. Orlando Leopoldino)

As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. (Eclesiastes 12:11-14)